Foto: Deise Fachin (Prefeitura de Santa Maria)
Após um caso de infiltração de água no subsolo da Livraria da Mente e de outras lojas do Calçadão, a prefeitura de Santa Maria começou nesta segunda-feira a obra de troca da rede de esgoto pluvial (da água da chuva) em toda a extensão da Primeira Quadra. Segundo o vice-prefeito, Sergio Cechin (PP), lojistas doaram os materiais e a prefeitura contratou a empresa Cotrel para realizar a substituição de 166 tubos de 40 cm de diâmetro. A troca da tubulação será feita do viaduto Evandro Behr até a Rua Floriano Peixoto. Segundo Cechin, o serviço deve custar cerca de R$ 130 mil e deve ficar pronto em até 60 dias.
- Veículos pesados passaram pelo Calçadão e danificaram a drenagem pluvial. Os canos quebraram e começou a infiltrar água, daí a maioria das lojas que possuem subsolo começaram a alagar ou ter a rede elétrica danificada, além de casos de mofo - disse Cechin.
Nesta segunda-feira, já havia sido aberto um trecho entre o viaduto Evandro Behr e a loja Brandt. A prefeitura informa que pediu para a empresa fazer isolamento da área da obra para evitar risco aos pedestres. Cechin diz que, em breve, será definido como será feita a recuperação do piso que está sendo retirado.
_ Como está prevista uma reforma em todo o Calçadão, temos de definir como será feita a recomposição para não termos gastos desnecessários _ diz.